Vitamina C Tracta é Boa

Vitamina C Tracta é Boa

De alguns anos para cá, com a internet e a quantidade de informação disponível gratuitamente nas redes, as pessoas começaram a entender melhor a formulação de produtos. O que poucos anos atrás era chamado de "creme anti-oxidante" hoje já tem menos efeito se não deixar explícito qual o ativo que dá essa característica a ele. A vitamina C, por exemplo, é um dos ativos antioxidantes mais visados pelos consumidores, e quando um creme tem ela na composição, normalmente está escrito bem grande no frasco.

E com isso, vem o oportunismo: sabendo que tem muita gente procurando a tal da Vitamina C, ela é jogada de qualquer jeito, em uma forma nadavê, só pra constar ali no rótulo – e nesse contexto, acaba sendo pouco ou virtualmente nada efetiva na nossa pele.

Por isso achei interessante trazer um resumão do que é a vitamina C, por que existem derivados dela, quais são os derivados e suas principais características, e principalmente: em qual produto encontrar cada um deles. Vou indicar e fazer uma resenha rápida das que eu já usei também, então senta porque hoje o post vai longe!

Por que todo mundo ama a vitamina C?

Em resumo, a vitamina C pura é o ácido ascórbico. Ela é amada por ser antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres, que basicamente são as coisinhas que fazem a sua pele envelhecer em decorrência da exposição solar. Outras coisas bacanas que a vitamina C faz são clareamento de manchas e a promoção da síntese de colágeno, ou seja, ela realmente é fantástica pra pele.

E se ela é tão boa assim, por que raios a gente usaria derivados?

O problema da vitamina C pura é a estabilidade. Isso quer dizer que basta um pouco mais de exposição à luz, contato com o ambiente, temperatura alta ou meio diferente, que ele já se degrada e perde o efeito.

Outro ponto importante é que o ácido ascórbico, além de não ser muito estável, também é hidrossolúvel, o que significa que ele se dissolve em água. É por isso que as vitaminas Cs que a gente conhece normalmente vêm em soluções mais oleosas ou siliconadas, e tem bastante gente que não gosta disso…

Os derivados existem como alternativa à estabilidade e solubilidade da vitamina C, e são vários. Para funcionar, eles precisam ser absorvido pela pele E convertidos em ácido ascórbico, ou seja, não basta ser um derivado, também tem que comparecer! Vou falar um pouquinho mais sobre alguns deles daqui a pouco!

Em qual horário eu devo usar a vitamina C?

Como um dos principais atrativos da vitamina C é a propriedade antioxidante, é mais comum que ela seja recomendada para uso diurno. Associada ao protetor solar, ela meio que faz uma barreira e oxida no lugar da sua pele, heroicamente se sacrificando por você.

Acontece que alguns produtos com vitamina C são meio oleosos e pesados, ou podem vir associados a ácidos caso tenham a funcão clareadora como principal. Nesses casos, a própria marca chega a recomendar que seja usada à noite.

Pessoalmente, eu prefiro usar de manhã, e não me incomoda a oleosidade. Recomendo que você use o que fizer mais sentido para você, e por favor, vá a um dermatologista pra acompanhar 🙂

Qual é a concentração ideal de vitamina C?

Você já deve imaginar que não existe um número mágico e ideal. Não adianta nada você colocar uma porrada de vitamina C em uma fórmula aquosa que vai oxidar tudo em 5 minutos. Mas também não adianta colocar a vitamina C purinha em uma forma mega estável a 0,3% de concentração. Normalmente, o ideal é entre 10 e 20%. Se você tem pele sensível, comece com concentrações menores 🙂

E o que é a vitamina C nanoencapsulada?

Nanoencapsular signifca encapsular substâncias em uma escala muuuitíiiiiiiissimo pequena, e no caso da vitamina C, faz com que ela fique mais estável e penetre mais profundamente na pele. Quando você lê "vitamina C nanoencapsulada", no entanto, não quer necessariamente dizer que a vitamina C é pura e nem que ela será eficiente. Muito provavelmente é um derivado (no caso da Sallve, o Ascorbyl Palmitate; no caso da Dermage e Ivy C, o Ascorbyl Phosphate, e por aí vai), e continuam valendo as regras que falamos em cima: de nada adianta nanoencapsular o derivado se ele não se converter em ácido ascórbico na sua pele, tá?

Vitamina C Pura (Ácido Ascórbico)

Também chamada de: Ascorbic Acid, AA, L-Ascorbic Acid.

Já fiz toda a intro nos parágrafos acima, mas basicamente seria o ativo ideal se não oxidasse facilmente e se tivesse um sensorial mais levinho.

Onde eu encontro a vitamina C pura?

1 – Vitamina C Renew Super Concentrado Antioxidante – esse é bem "ame ou odeie". Uma das mais acessíveis da seleção, a Vitamina C da Renew contém 10% de ácido ascórbico. Textura: oleosa, pode pesar. Prós: vem numa embalagem bem bonita de pump que evita o contato com o ar e também bloqueia a entrada de luz, aumentando a vida últil do produto. Contras: já vi resenhas de gente que teve que suspender o uso porque deu espinhas 😦 Vem 30ml e custa cerca de R$110

2 – Sérum intensivo Multiclareador de Natura Chronos – também são 10% de ácido ascórbico e muita gente aaaama essa também! Textura: siliconada. Prós: Além da Vitamina C, esse sérum tem 4% de ácido glicólico e outros ativos que clareiam a pele, super bacana pra quem quer uma renovação mesmo. Contras: o uso recomendado é noturno, contém ácido glicólico que pode sensibilizar a pele. Custa R$134 por 30ml no preço cheio, mas vive na promo e a gente sempre tem desconto na Natura (cupom no menu lateral do post)

3 – Salicily C10 da La Roche Posay – grande clássico das vitaminas C, o Salicily C10 é um dos mais recomendados por dermatologistas, e super eficiente. Textura: sérum hidratante, com toque macio após aplicado. Prós: a textura é maravilhosa, seca na pele, e ainda possui ácido salicílico que super funciona para peles oleosas – pra mim é um dos melhores pra usar de manhã pelo sensorial. Contras: além de custar mais de R$200 por 30ml, o frasco dele é de conta-gotas e acaba fazendo uma meleca e deixando o produto em muito contato com o ar – por consequência, oxida muito rápido, o que é péssimo pra um produto que custou um rim.

4 – Vitamina C Pura Vult – nunca usei essa, mas ela tem um preço bacana e vitamina C pura, então vamos mencionar! Textura: siliconada, tipo primerzão, que pode pesar. Prós: custa menos de R$50. Contras: não tenho a menor ideia da concentração de vitamina C, então pode ser que não seja uma quantidade relevante pra gente ver resultados.

5 – Skinceuticals C E Ferulic – se você tem dinheiro, é nessa que você vai. A associação da Vitamina C (a 15%!) com a Vitamina E e o Ácido Ferúlico é matadora, e essa fórmula é uma das melhores do mercado, sem dúvidas. Textura: oleosa mas com rápida absorção. Prós: fórmula impecável, alta concentração de ativos. Contras: $$$$. Custa R$399 por 30ml de produto, ou R$299 por 15ml

6 -Sérum Anti-Idade Vichy Liftactiv Aox Concentrate Vitamina C – outra opção pra quem tem $$, a Aox Concentrate da Vichy tem 15% de concentração e é bacana por ser pequenininha. Textura: líquida, não oleosa, top. Prós: tem um rendimento muito bom e pela embalagem conter só 10ml, você consegue usar o frasco todo antes de ela oxidar. Contras: tem só 10ml. Custa R$230 por 10ml (mas rende bastante, então ok)

7 – Derma Complex Concentrado Vitamina C20 – a Adcos tem várias vitaminas Cs bacanas e super concentradas, vale a pena seguir o link pra ver as opções. Eu trouxe essa especificamente porque ela combina 12% da vitamina c pura com 8% de derivados, pra gente ver que dá pra misturar também 🙂 Não conheço o suficiente dessa para prós e contras, mas ela custa cerca de R$130 por 15ml e R$240 por 30ml

8 – Vitamina C Bisyou – essa eu conheço pouquíssimo, mas sei que ela tem 20% de vitamina C pura, além da vitamina E e 0,3% de um derivado do retinol chamado Retinyl Palmitate. Quem usou diz que a pele ficou sequinha, e isso me deixou bem curiosa – não sei direito qual é a textura do produto, mas tem bastante silicone na composição, então imagino que seja siliconado rs. A marca recomenda que seja usada durante a noite para garantir a eficácia máxima dos ativos, mas se for usar de dia, use protetor solar. Custa R$240 por 35g de produto, e eu tô seriamente considerando experimentar!

9 – Sérum Melano CC – a vitamina C mais vendida do Japão, que chegou recentemente ao Brasil e é outra que eu estou mortinha de vontade de experimentar. Além da vitamina C pura, também contém o Ascorbyl Tetraisopalmitate que a gente vai ver mais pra frente que é um dos derivados mais bacanas 🙂 Custa R$95 por 20ml, e quem já usou ama!

10 – Sérum Revitalizante de Vitamina C The Body Shop – esse eu coloquei aqui pra informação mesmo, mas não sei nem qual a concentração de vitamina C nele… Também parece ser siliconado e custa R$150 por 30ml.

11 – Eucerin Hyaluron-Filler Vitamin C Booster Sérum Facial – esse é legal porque ele vem em um frasquinho de 8ml que deve durar cerca de 15 dias (?). Você "aperta" o produto pra misturar a vitamina C pura com o ácido hialurônico (hidratante top) e a Licochalcona A (antioxidante complementar), formando uma solução de 10% ácido ascórbico. Você consegue usar com certeza antes de oxidar 🙂 Custa R$109 por 8ml

12 – Soushine Sérum Retinol Booster com Vitamina C 15% Nano – Sou muito curiosa pelos produtos da Soushine! Esse eu entrei em contato com a empresa pra saber mais sobre a fórmula e achei ela muito bacana! Além da Vitamina C pura a 15% tem também o retinol, ácido hialurônico e óleo de rosa mosqueta. Custa R$157 por 30ml

Derivado: 3-O-Ethyl Ascorbate

Também conhecido como: 3-O-Ethyl Ascorbate, EAC. Esse derivado tá super na moda, e tem vários séruns acessíveis com ele. Se trata de uma forma estável da Vitamina C, e apesar de mais estudos serem necessários pra garantir que ela é tão potente quanto a vitamina C pura, os resultados são promissores. Os estudos mais relevantes sobre esse derivado foram feitos pelo fabricante, ou seja, não são imparciais.

Só tem um problema: ela pode causar irritação com mais facilidade do que as outras. E eu, que nunca tive alergia a nada na minha vida, quando passo perto desse derivado parece que ralei minha cara inteira no asfalto 😦 Conheci ele no sérum da quem disse berenice?, e era apaixonada até que do nada minha pele começou a reagir muitíssimo mal a ele, e eu tive que suspender o uso imediatamente. Uma pena mesmo, até porque eu queria testar muitos produtos com esse derivado, mas infelizmente não vai rolar a não ser que eu queria virar o próprio Fantasma da Ópera, só que com os dois lados do rosto queimados.

Onde eu encontro o 3-O-Ethyl Ascorbate?

1 – Skin.q Sérum Concentrado Antioxidante Vitamina C da quem disse berenice? (o fatídico) – uma delicinha de sérum, deixa a pele hidratada e sequinha, amava de paixão até ele começar a fritar meu rosto de dentro pra fora. Além de 10% desse derivado, ele contém também ácido hialurônico (hidratante umectante) e goji berry (antioxidante). Custa R$119 por 30ml

2 – Sérum de Alta Potência Vitamina C 10% Botik 30ml (Boticário) – também contém 10% do derivado, e contém também a vitamina E que a gente já viu que é uma excelente aliada à vitamina C. Custa R$154,90 por 30ml

3 – Sérum Booster Antimanchas da Garnier – super lançamento que eu estava doidinha pra testar! Além do derivado, ele ainda contém niacinamida (maravilhosa), ácido salicílico (maravilhoso) e extrato de limão (esse não tem muita finalidade, passo). Custa R$99 por 30ml

4 – Sérum Uniformizador de Vitamina C e Esqualano da Biossance – não tem nem o que falar dos produtos da Biossance – todos são maravilhosos, e imagino que esse não seja exceção. Além de 10% de derivado de Vitamina C, ele promete ser antimanchas, conter o clássico esqualano vegetal e cogumelo shitake branco que também atua sobre as manchas. Custa R$159 por 10ml ou R$379 por 30ml

Derivado: Ascorbyl Tetraisopalmitate

Também conhecida como Tetrahexyldecyl AscorbaAscorbyl, Isotetrapalmitate, Ascorbyl Tetraisopalmitate, ATIP.

Um derivado super promissor, é solúvel em óleo, e nos testes in vitro apresentou todos os benefícios do ácido ascórbico puro, incluindo a proteção antioxidante aos raios UVA e UVB, o favorecimento à síntese de colágeno e o efeito clareador da pele. No entanto, os principais testes foram feitos in vitro, e ainda faltam estudos suficientes in vivo pra confirmar que ele é tão bom quanto a vitamina C pura.

Curiosamente, é o formato que eu me adaptei melhor!

Onde eu encontro o Ascorbyl Tetraisopalmitate?

1 – Sérum Complexo de Vitamina C da Payot – Esse foi meu primeiro sérum de vitamina C da vida, eu usei até o fim e amei. Ele é polêmico porque tem apenas 2% do ativo e um sensorial beeeeem siliconado, mas em mim ficou muito bom, e eu senti sim diferença na luminosidade da pele. Pode ter sido porque eu nunca tinha usado nada parecido na vida, mas eu tenho um carinho enorme por ele, e recomendo pra quem não se incomoda com a textura. O preço é ótimo também: R$80 por 30ml

2 – Óleo Facial de Vitamina C com Extrato de Rosas e Esqualano da Biossance – Esse é o óleo que eu estou usando atualmente, todas as manhãs, e só tenho elogios. A Biossance realmente não dá uma bola fora, e essa fórmula com esqualano e rosas não é o item mais vendido da marca à toa. Tenho a versão de 12ml há meses, ela dura horrores, e custa R$129. A versão de 30ml custa R$339, mas quando acabar eu vou comprar novamente o tamanho menor pela durabilidade absurda mesmo rs.

3 – Under Skin Antioxidante Facial Super C Restorative Cream – 20% desse derivado bacanérrimo, associado à vitamina E. Nunca usei esse produto, mas ele parece ser muito bom, e tem uma porrada de fãs por aí. Custa normalmente cerca de R$220 por 30ml, mas está na promo na Época por R$140

4 – Improve C10 da Dermage – 10% de derivado, associado a ácido ferúlico e vitamina E – essa combinação de fato é matadora rs. Tem toque seco, e é bastante indicada por dermatologistas. Custa R$98 por 15ml ou R$188 por 30ml

Derivado: Ascorbyl Glucoside

Talvez o melhor dos derivados do AA, o Ascorbyl Glucoside é absorvido pela pele, se converte em ácido ascórbico, e traz todos os benefícios que a vitamina C pura (fotoproteção, síntese de colágeno, inibe a melanogênese). Ainda precisa de mais estudos em humanos, mas ao que tudo indica, é top mesmo.

Onde eu encontro o Ascorbyl Glucoside?

1 – Sérum Vitamine C da Marina Smith – esse sérum é bem bacana porque além do derivado, ele ainda contém vitamina A (retinyl palmitate, derivado do retinol), vitamina B3 (ou niacinamida), esqualano (hidratante), pantenol (hidratante) e vitamina E. Acontece que todos esses outros componentes aparecem antes na lista de ingredientes, e embora não seja obrigatório no Brasil, a lista de ingredientes tende a ser disposta do item de maior concentração para o menor. Em outras palavras, não sei qual a concentração de Ascorbyl Glucoside nesse produto, e acredito que seja baixa 😦 ainda assim, confio muito nas composições da Marina Sith (a mãe dela sempre manipulou fórmulas maravilhosas), e tenho bastante vontade de experimentar essa. Custa cerca de R$100 por 30ml

2 – Creamy Vitamina C Antioxidante – eu sou LOUCA de vontade de experimentar um sérum da Creamy, mas infelizmente não vai ser esse. Ele possui 2 tipos de vitamina C: esse Ascorbyl Glucoside top e o 3-O-Ethyl Ascorbate (aquele que parece que eu ralei a cara no asfalto quando uso). Além dos derivados, tem os clássicos ácido ferúlico e vitamina E, e parece ser excelente. No total, a concentração é de 10%. O preço também é bom (mas ele está esgotado no site e eu não me lembro de cabeça quanto era). Vem 30ml e a embalagem é nota 10

3 – Solução de Vitamina C da Simple Organic – eu nunca testei nada da Simple Organic, mas morro de vontade. Essa solução de vitamina C tem concentração de 15%, é vegana e vem em uma embalagem chiquérrima. É um dos itens mais vendidos da marca, e com razão – muito provavelmente será uma aquisição futura. Custa R$180 por 30ml

Derivado: Ascorbyl Phosphate

Aqui eu dei uma roubada, porque existem o Sodium Ascorbyl Phosphate (SAP) e o Magnesium Ascorbyl Phosphate (MAP). Ambos são bem estáveis, mas não muito bem absorvidos pela pele, e temos poucos dados sobre a conversão em AA após a aplicação.

Onde eu encontro o Sodium Ascorbyl Phosphate e o Magnesium Ascorbyl Phosphate?

1 – Principia Vitamina C-10 – A Principia é craque em fazer fórmulas descomplicadas e baratas. Essa tem 10% de SAP, 0,5% de ácido ferúlico, e custa R$59 por 30ml – Não sei se vou experimentar pelo formato, mas gosto muito do papel da marca na educação sobre skincare. Ah, e sou cadelinha do sérum de Niacinamida deles ❤

2 – Glow Vibes Serum Antioxidante – tem 7% de SAP, além de niacinamida, extrato de kiwi, extrato de aveia, Vitaminas B5, B6 e E e complexo Retinol-Like. Sou bem fã da Glow Vibes Beauty e esse tá na lista pra testar 🙂 Custa R$80 por 30ml

3 – Ivy C da Mantecorp – Essa é uma das mais recomendadas pelos dermatologistas, e além do derivado a 10%, ela tem ácido hialurônico e retinol. A minha irmã simplesmente AMA e ela jura que tem 01 ruga na testa que desaparece quando usa (eu acho que faz mais sentido que o ácido hialurônico preencha a ruga através da hidratação, mas vai saber, né). É super sequinha e eu gostei bastante da fórmula, mas custa perto dos R$200 por 30ml

4 – Improve C 20 da Dermage – a gente já falou lá em cima do Improve C 10, e agora é a vez do irmão mais concentrado da Dermage, o C 20, que tem 20% de MAP. Custa R$239 por 30ml ou R$139 por 15ml

Derivados: Ascorbyl Palmitate

Esse é realmente um derivado que na minha cabeça faz muito pouco sentido, por um motivo simples: a estabilidade dele é semelhante à do AA. Também, só encontrei ele no antioxidante hidratante da Sallve e no sérum da Tracta (sugestão de uma leitora nos comentários!), e por isso não vou me alongar.

Onde eu encontro o Ascorbyl Palmitate?

1 – Antioxidante Hidratante da Sallve (tem resenha aqui) – esse produto tem 10% de Ascorbyl Palmitate. A Sallve diz ter nanoencapsulado o derivado (aumentando assim sua estabilidade), mas pra ser sincera, eu gostei muito mais dos outros elementos dele (ácido hialurônico, cafeína, niacinamida e resveratrol) do que do efeito de vitamina C em si. Custa R$89 por 35g e como antioxidante é um excelente creme para olhos rs

2 – Sérum Facial Vitamina C10 da Tracta – temos um campeão de valor! custa menos de R$40 por 30ml pelo Amazon Prime, e por esse preço talvez até valha a pena experimentar mesmo sabendo da estabilidade baixa, né? Também li os comentários na Amazon, e todo mundo parece aprovar o produto… Quem sabe não vira um frasquinho por aqui?


Para escrever esse post eu levei 3 dias e consultei uma porrada de fontes, artigos científicos, dermatologistas, resenhas e todas as listas de ingredientes dos produtos citados. Coloquei todos os séruns faciais de vitamina C que consegui lembrar, e se tiver deixado de fora algum, pode me cobrar que eu atualizo esse post. Ainda assim, eu sou uma pessoa formada em engenharia de produção, e não tenho autoridade nenhuma pra falar com propriedade sobre formulações. Espero que esse post tenha te inspirado a aprender um pouco mais sobre os ingredientes, e principalmente a ler rótulos e não ficar refém do que as marcas dizem: elas exageram algumas coisas pra vender.

Espero também ter te ajudado a encontrar uma vitamina C, pura ou derivada, pra chamar de sua, ou pelo menos um caminho a seguir.

Te convido também a comprar pelos meus links – isso me ajuda a continuar escrevendo esse tipo de conteúdo 🙂

Agradeço pela sua leitura, e espero que você volte sempre!

Vitamina C Tracta é Boa

Source: https://japassouprotetor.com/2021/07/24/vitamina-c-e-derivados-onde-encontro-cada-um-e-o-que-esperar-dos-resultados/

Posting Komentar

0 Komentar

banner